Aparecida de Goiânia

“Não estava me sentindo bem”, diz servidor público que perdeu 25 kg em nove meses

“Fechar a boca” e praticar atividades físicas, segundo Peterson Gomes, foram fundamentais para o resultado; conheça a história do servidor público que foi diagnosticado com pré-diabetes, gordura no fígado e colesterol alto

Ciente de que precisava melhorar a qualidade de vida, Peterson mudou os hábitos alimentares. “Hoje tenho autoestima estabilizada, com disposição para fazer qualquer coisa e também tenho mais vontade de sair e me relacionar com as pessoas”, diz o servidor público Peterson Gomes, 34 anos, que conseguiu, através da reeducação e mudanças de hábitos perder 25 kg em nove meses. Alcançar o resultado, segundo ele, não foi nada fácil.

Para isso, ele fechou a boca e começou a praticar atividades físicas. “No início, tive muita dificuldade, ansiedade e nervosismo. Queria comer mais de uma vez nas refeições”, lembra o chefe de Sinalização da SMTA que também evitava comprar guloseimas para não “cair em tentação”.

A possibilidade de se tornar diabético ascendeu o sinal de alerta. O diagnóstico médico ajudou Peterson a enxergar melhor os cuidados com a saúde e autoestima.

“Não estava sentindo bem comigo. Por isso, comecei a pensar primeiramente na saúde e qualidade de vida”. Em agosto de 2021, ele pesava 98 kg. “Estava comendo compulsivamente muito carboidrato e bebendo cerca de 1,5 lt de refrigerante por dia”, revela. “Fui diagnosticado com gordura no fígado, colesterol alto e triglicérides alto”, completa.

“Após receber o diagnóstico de que estava 25kg acima do peso e pré-diabético, comecei a reduzir a alimentação e tirar o refrigerante; comecei a fazer academia na modalidade funcional e jejum intermitente”. Obstinado o servidor público ousou bastante no início do processo. “Comecei fazendo 12 hr de jejum por dia sem comer alimento sólido apenas bebendo bastante líquido e suco sem açúcar”.

No início deste ano, Peterson radicalizou ainda mais. “Hoje, como 1/4 da quantidade que comia antes e somente um carboidrato por refeição e não bebo refrigerante. Faço apenas duas refeições: almoço e jantar. Atividades físicas também foram inseridas na rotina. “Faço funcional e, às vezes, ando cerca de 40 km de bike”.

Além do diagnóstico de pré-diabetes, a mudança de vida de um amigo também motivou Peterson. “Um amigo próximo, que se chama Rayan, conseguiu eliminar 18 kg em pouco tempo. Eu percebi aquela realidade muito próximo de mim, pois geralmente vemos muita gente vendendo produtos para emagrecimento e a gente não acredita, ao ver esse amigo percebi que também conseguiria”, destaca.

O exemplo impactou positivamente o filho.

“Meu filho, de 6 anos, ficava incomodado me vendo muito gordo e me chamou para fazer exercícios em uma praça. Fui com ele e acabei levando sério. Hoje, ele faz karatê na mesma academia que eu faço funcional”, conta orgulhoso.
Com excesso de peso, Peterson não tinha a mesma disposição narrada no início da reportagem.

“Me sentia com sem autoestima e sem vontade de sair ou relacionar com outras pessoas, já estava com vergonha”. A mudança de comportamento abriu, segundo ele, novas perspectivas.

“Essa nova realidade me proporcionou destravar outras áreas da minha vida que estava bloqueado pela vergonha de me expor”.

Para quem ainda não teve motivação ou coragem fica a receita. “Comece a valorizar você mesmo, invista tempo e qualidade de vida em você. O primeiro passo e começar com metas pequenas, que é certeza que vai alcançar, e aos poucos ir aumentando. É importante pensar na saúde física e mental, pois a obesidade, ansiedade e depressão é um dos males desse século, que pode ser causado também pelo excesso de peso”, alerta.

Incentivo também é fundamental
“Busque pessoas que lhe ajude a alcançar suas metas e sempre dê testemunho social, assim você vai se sentir na obrigação de continuar sua mudança de hábito”, finaliza Peterson Gomes que se coloca à disposição para ajudar quem enfrenta o problema que ele superou graças à força de vontade.

Procure sempre atendimento médico especializado antes de iniciar qualquer dieta.

Leia a edição impresso digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo