Aparecida de Goiânia

Ignorar tecnologia pode levar governos ao fracasso, diz prefeito de Aparecida em seminário da UFG

Na ocasião, Gustavo Mendanha apresentou detalhes do programa Cidade Inteligente, que, segundo ele, coloca Aparecida como cidade mais conectada do Brasil

“Governos e empresas que não investirem em tecnologia estão fadados ao fracasso.” A afirmação é do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, que defendeu nesta quarta-feira (23) a digitalização de processos nas cidades como forma de facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pelos municípios. A declaração do gestor foi dada durante uma videoconferência no II Seminário de Gestão Municipal, realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

Gustavo detalhou para os participantes o funcionamento do programa Cidade Inteligente, implementado em Aparecida pela atual gestão. A iniciativa, segundo o prefeito, busca aumentar a conectividade na cidade e expandir a integração entre os órgãos da administração, desburocratizando a prestação de serviços. A ideia é que o contribuinte consiga demandar a prefeitura e ter suas solicitações atendidas no menor tempo possível, usando a internet para requerer serviços do cotidiano, como marcação de consultas e acompanhamento da vida escolar dos filhos, por exemplo.

 

O prefeito de Aparecida informou que o programa Cidade Inteligente entrou em funcionamento depois da instalação, recentemente, de 726 quilômetros de cabo de fibra óptica e 650 câmeras de alta resolução, equipadas com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas de carros. “É a cidade mais conectada do Brasil, em termos de fibra óptica per capita”, afirmou Gustavo Mendanha.

 

Ele citou ainda que, com o videomonitoramento feito com essas câmeras, somado a imagens de outras 2 mil câmeras já instaladas em prédios públicos da cidade, Aparecida deve alcançar uma redução de até 70% nos índices de criminalidade. E adiantou: “Nós vamos criar nossa secretaria municipal de Segurança Pública”. Os secretários Cleomar Rocha (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Einstein Paniago (Projetos e Captação de Recursos) também participaram do seminário virtual.

 

Desafios dos municípios

 

Além de Gustavo Mendanha, o webinar também teve entre os convidados a prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos. Os dois gestores públicos participaram do painel Inovação na gestão municipal: relatos e desafios, mediado pela professora doutora Estela Najberg. Gustavo e Selma concordaram, em relação aos desafios enfrentados pelos municípios, que a falta de linhas de crédito para financiar obras públicas por vezes dificulta a melhoria dos serviços prestados pelo poder público.

 

Selma Bastos narrou que um dos principais desafios de sua gestão em Goiás é equalizar a mesma qualidade dos serviços oferecidos no meio urbano e nas áreas rurais, onde moram 25% dos 24.727 habitantes locais. “Nós temos o dever e o compromisso de levar políticas públicas para as pessoas que moram também na área rural”, reforçou Selma.

 

No balanço que fez de sua administração, a prefeita da cidade de Goiás externou ainda que o município, apesar de ser reconhecido como patrimônio cultural da humanidade, enfrentava uma debandada de turistas nos últimos anos. Segundo ela, o gargalo tem sido superado após a restauração de seis importantes pontos de visitação da cidade. Selma contou que essas obras foram realizadas com um recurso de quase R$ 30 milhões, oriundo de repasse do governo federal para as cidades consideradas históricas.

 

O II Seminário de Gestão Municipal: Democracia, capacidade e gestão ocorreu nesta terça (22) e quarta-feira (23) com participação de prefeitos, professores universitários e técnicos de órgãos da União, como o IBGE e o Ipea.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo