Estado

Governo de Goiás e UFG vão recolocar Pedra Goiana no local de origem

Rocha foi derrubada em 1965

O monumento natural, com peso estimado de 25 toneladas, fica no Parque Estadual da Serra Dourada, em Mossâmedes. A rocha foi tombada em 1965 por adolescentes com uso de um macaco hidráulico.

A rocha está na Reserva Biológica Professor José Angelo Rizzo, área que pertence à UFG. “Já tem cerca de 10 anos que temos buscado parceiros para fazer o deslocamento da rocha. Nossa equipe está empenhada na operação, que depende de recurso, equipamento pesado, todo um maquinário”, disse o reitor da universidade, Edward Madureira. Ele explicou que trata-se de uma operação multidisciplinar, com a participação de geólogos, engenheiros e biólogos.

O professor da UFG e engenheiro civil Enio Pazini Figueiredo classificou a missão como uma “odisseia” que demanda tempo, especialmente por se tratar de uma rocha pertencente a uma reserva. “O principal ponto que dificulta é que está numa área de preservação. Temos que ter um cuidado muito grande. A própria rocha é toda estratificada. Ao movimentá-la, existe uma preocupação, inclusive, de não causar danos maiores”, detalhou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo