Economia & NegóciosEstado

Sebrae Goiás e UFG lançam o estudo “Perfil da mulher empreendedora goiana”

Documento analisa cenário dos negócios

O Sebrae Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), lançou nesta terça-feira (7/3) estudo sobre “Perfil da Mulher Empreendedora Goiana: o Empreendedorismo por Mulheres e seus Desafios”. O evento ocorreu no auditório do Sebrae Goiânia e reuniu mulheres empreendedoras e representantes das instituições realizadoras da pesquisa. O documento  é um completo levantamento de dados, acompanhado de análises, do cenário dos negócios para a população feminina do estado de Goiás.

Segundo o documento, 38% das mulheres goianas estão empregadas ou trabalham por conta própria, ou são empregadoras. Considerando todos os grupos ocupacionais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), a pesquisa aponta que as empreendedoras representam 25%, sendo que 22% são trabalhadoras por conta própria e 3% são empregadoras.

Os números fazem parte da base de dados órgãos oficiais como IBGE, Receita Federal e Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) e mostram, por exemplo, que criação de empresas por mulheres teve uma evolução importante nas últimas quatro décadas. Outros dados a respeito da renda das mulheres, média da renda das trabalhadoras por conta própria e do empreendedorismo feminino também foram apresentados.

Além de dados estatísticos sobre as mulheres empreendedoras em Goiás, o documento apresenta levantamentos sobre a criação de empresas por mulheres no estado, aborda os desafios de conciliar a maternidade e o empreendedorismo e apresenta histórias de mães empreendedoras. O evento de apresentação do estudo contou também com a palestra “Gestão do tempo para mulheres ocupadas” e ainda um bate-papo com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica sobre as ações voltadas para o empreendedorismo feminino.

A organizadora e coautora do estudo, Polyanna Marques Cardoso, que é analista da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Goiás, ressalta que este é um trabalho muito rico, pois reúne estatísticas de vidas reais. De acordo com o diretor superintendente do Sebrae Goiás, o empreendedorismo por mulheres contribui para o crescimento da economia, para a criação de empregos e para a transformações das relações sociais. As empresárias influenciam e inspiram outras mulheres, compartilhando suas histórias e ajudando-as a superar os obstáculos e desafios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo