Aparecida de GoiâniaMais lidas

Alunos de Pedagogia do Unifan promovem ação de conscientização de combate à Dengue

A ação envolveu alunos do 5º período matutino do curso de Pedagogia do Centro Universitário Alfredo Nasser e aconteceu na manhã desta segunda-feira (30) em frente à portaria principal da Instituição.

A blitz educativa contou com o apoio de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Goiânia e teve como objetivo a conscientização dos motoristas no combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, que além da dengue, também é transmissor de outras doenças, como a zika, chikungunya e febre amarela.

Em cada abordagem os alunos foram conversar com motoristas e motociclistas sobre a importância do cuidado com os ambientes, atitudes individuais que merecem mais atenção e em caso de sintomas a importância de procurar tratamento médico.

Com faixas e panfletos educativos a mensagem foi repassada com muita responsabilidade e entusiasmo, numa clara demonstração de e comprometimento com a causa.

A iniciativa foi resultado de pesquisas, práticas e debates durante as aulas de Fundamentos Metodológicos no Ensino de Ciências, sempre com foco na Educação de Crianças, formação de futuros professores, gestores educacionais e profissionais com compromisso com a ciência”, explica a professora Drª  Maria Elisabeth Mesquita, orientadora da turma.

A coordenadora do curso, professora Rosy-Mary Oliveira, que também estava presente na blitz, avalia como positiva a ação e ressaltou que esta é uma questão que envolve não apenas o conhecimento, mas a ética, pois o ensino não se limita apenas as questões acadêmicas e deve ampliar a visão e o senso da coletividade.

“Os danos causados pelo mosquito são conhecidos e atingíveis mundialmente. Pelo fato de grande parte dos criadouros infestados ou potenciais se encontrarem no interior dos domicílios, as atividades educativas têm cada vez mais responsabilidades, tanto no engajamento da população na eliminação dos criadouros, como no esclarecimento sobre a dengue”, destaca a coordenadora.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo